• Andrea Rebello '

Medo de parto tem nome e explicação: tocofobia Texto por Andrea Rebello

Atualizado: 13 de Mai de 2018

Com certeza você já ouviu falar do conceito, apenas não sabia que isso tinha nome.

A mulher que desenvolve tocofobia tem verdadeiro pânico do parto em si - e isso envolve o medo da dor, de como seu corpo vai se transformar por conta desse processo, medo de ela

ou o bebê morrerem, etc.




Quem pode ter tocofobia?


Qualquer mulher pode apresentar essa fobia, mas é mais comum em mães de primeira viagem ou naquelas que tiverem experiências negativas em gestações anteriores, com muita violência obstétrica envolvida.


É importante lembrar que ansiedade, preocupação com a saúde do bebê e o sucesso do parto são perfeitamente naturais, ainda mais aliados com as mudanças emocionais provocadas pelas alterações hormonais do período. Mas a tocofobia é bem diferente: as mulheres podem apresentar crises de ansiedade fortes, vômitos excessivos, pesadelos, depressão, choro constante etc. Em uma sociedade como a nossa, de cultura cesarista, na qual a via de nascimento através de uma cirurgia é vista como um evento seguro e o parto vaginal é considerado arriscado e apenas para as “corajosas”, é comum que as mulheres desenvolvam a tocofobia.


Como resolver


Assim como a maioria dos medos que temos, grande parte dos casos de tocofobia advém da falta de informação. Quanto mais a mulher estuda, lê, ouve relatos e se empodera, maiores as chances de ela superar esses medos e encarar com tranquilidade e segurança seu trabalho de parto.


É essencial acolher esses casos, identificar as causas dos medos, fornecer o máximo de informação possível, construir uma rede de apoio e acompanhar com equipe multidisciplinar. Tocofobia pode ser o gatilho para uma depressão, portanto, quanto antes for diagnosticada, maiores as chances de reverter o quadro para que essa mãe possa ter uma gestação e parto harmoniosos. O tratamento pode ser feito com fitoterapia, psicoterapia, homeopatia e, em alguns casos selecionados, antidepressivos.


Na minha vivência, tenho vista inúmeras mulheres superando esses medos e se fortalecendo de forma incrível através de partos bem assistidos!

153 visualizações

 © 2018 criado por Kalinka Araneda

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle