top of page
  • Foto do escritorAndrea Rebello '

DIU DE COBRE

Atualizado: 27 de jul. de 2019

Saiba tudo sobre esse método de contracepção NÃO hormonal Quando você estava aprendendo sobre métodos anticoncepcionais, você com certeza ouviu falar do DIU (dispositivo intrauterino), que libera o hormônio progesterona e evita a gravidez. Acontece que o DIU feito de cobre dispensa a utilização de hormônios e, por isso, é considerado um método de contracepção não-hormonal, ou seja, uma ótima saída para quem quer sair da pílula justamente por conta da chuva de hormônios!

O que é e como é o DIU de cobre?

O DIU de cobre é uma pecinha de plástico em formato de "T" recoberta por uma camada de cobre, que mede aproximadamente 40 mm de comprimento.


diu de cobre
Olha só que pequenininho o DIU de cobre!

DIU DE COBRE


Como o DIU de cobre é colocado?


O DIU de cobre é inserido no interior da cavidade uterina através do orifício do colo, sem necessidade de corte ou cirurgia, e geralmente sem necessidade de anestesia, por isso é feito dentro do consultório. Porém, para algumas mulheres, a dor pode ser insuportável. Então, caso não haja sucesso na tentativa de se introduzir o dispositivo em consultório, o procedimento pode ser feito em centro cirúrgico, sob anestesia.


Preferencialmente, a inserção é realizada durante a menstruação, por ser mais fácil, menos

dolorosa e para garantir que a mulher não esteja grávida; mas pode ser feita em qualquer fase do ciclo menstrual.


Pode também ser inserido no pós-parto imediato ou então 6 semanas após o parto.Em casos de aborto, recomenda-se aguardar pelo menos 1 semana.


É mandatória a coleta de exame de Papanicolau (citologia cervical) e realização de ultrassonografia transvaginal antes de decidir pelo método. Também podem ser necessários outros exames como teste de gravidez e pesquisa de DSTs.


O DIU de cobre é um método contraceptivo seguro?

O DIU de cobre tem a taxa de eficácia comprovada de aproximadamente 98%. Quer dizer que de 100 mulheres que usam o DIU, duas podem engravidar. Lembrando que:

  • se você tem útero e é fértil, o único método contraceptivo 100% seguro é não transar. Mas quem vai deixar de transar né?! Portanto vamos confiar nos 98%!


  • combinar o uso do DIU de cobre com outro método aumenta a eficácia, como por exemplo: DIU + tabelinha, DIU + preservativo.


  • DIU e todo método contraceptivo evita gravidez, mas não previne DST. Então não dispensa o uso de camisinha masculina ou feminina.


Para quem o DIU de cobre é indicado?

Para todas as mulheres sexualmente ativas que não podem ou não querem usar hormônios. Por exemplo, ele pode ser usado por mulheres que possuem algumas doenças como HIPERTENSÃO, DIABETES, CÂNCER DE MAMA, ENXAQUECA CRÔNICA, HEPATITE, PROBLEMAS CIRCULATÓRIOS E RISCO EMINENTE DE TROMBOSE, pois não afeta e nem é afetado por outros medicamentos que a mulher esteja tomando (anticonvulsivantes, hipoglicemiantes, anticoagulantes, etc), não interfere na amamentação e não aumenta o risco de câncer, trombose, AVC ou varizes. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, PODE SIM ser usado por mulheres que nunca tiveram filhos.

Para quem o DIU de cobre NÃO é indicado?


- Mulheres que tenham malformações uterinas (ex: útero bicorno);

- Pacientes em vigência de infecções genitais (necessário tratar antes de inserir o dispositivo);

- Mulheres com sangramentos irregulares cuja causa ainda não foi definida;

- Pacientes com diagnóstico de câncer do colo do útero ou do endométrio


PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O DIU DE COBRE


TEM COMO COLOCAR O DIU DE COBRE DE GRAÇA, PELO SUS? Sim. O DIU de cobre está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Informe-se sobre o procedimento com o ginecologista do posto de saúde mais próximo da sua casa.

O DIU DE COBRE DÁ CÓLICA E AUMENTA O FLUXO MENSTRUAL?

Sim. Geralmente isso ocorre nos primeiros seis meses após a inserção do DIU de cobre. Após esse período, a tendência é que os ciclos normalizem. Se mesmo após 6 a 12 meses, seu fluxo e suas cólicas estiverem muito fortes, vale a pena considerar retirar o DIU e tentar outro método de contracepção.


EU JÁ TENHO MUITA CÓLICA E FLUXO MENSTRUAL INTENSO, ENTÃO NÃO POSSO COLOCAR O DIU DE COBRE?

Pode, pois não há uma contraindicação, mas como a gente preza pelo conforto e bem-estar, o DIU de cobre não seria a opção mais recomendável.


É POSSÍVEL QUE O PARCEIRO SINTA O FIO DO DIU DURANTE A RELAÇÃO SEXUAL? É muito difícil perceber na penetração, mas é possível perceber a ponta do fio com os dedos. É bom avisar ao boy ou pra girl pra ele(a) nunca jamais ever puxar o fiozinho!


QUEM TEM DIU DE COBRE PODE USAR COLETOR MENSTRUAL?

Pode sim! Esta dúvida reside na preocupação de que o fio do DIU seja puxado junto com o coletor. É só tomar cuidado e conhecer bem sua anatomia e isso não acontecerá.


DICA
Recomendo o grupo do Facebook DIU de Cobre (Oficial), um espaço interessante para troca de experiências. Claro que, apesar de muito esclarecedor, não substitui uma consulta médica!
1.618 visualizações
bottom of page